Publicidade

Páginas

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

2015 terá um segundo extra e sites podem apresentar problemas no final de Junho

À meia-noite do dia 30 de Junho, os relógios atômicos de todo mundo irão pular de 23:59:59 para o surreal 23:59:60, antes do mês terminar e começar o 00:00:00 de primeiro de Julho. Esse segundo extra que 2015 irá ganhar poderá provocar consequências inesperadas em diversos sites.

Da última vez em que os cientistas adicionaram um segundo ao ano, em 2012, sites como Mozilla, Foursquare, Reddit, LinkedIn e StumbledUpon quebraram. A confusão acontece porque muitos sistemas e servidores dependem da hora exata fornecida pelo Network Time Protocol (NTP). O segundo extra produz instabilidade em alguns casos. Páginas chegaram a ficar fora do ar por diversas horas e servidores precisaram ser reiniciados.

O segundo extra é adicionado por astrônomos e geólogos do International Earth Rotation Service, que analisam a velocidade de rotação da Terra e precisam ajustar os sempre precisos relógios atômicos para compensar qualquer alteração na velocidade de rotação do planeta. Estes eventos são mais comuns do que se imagina: desde o primeiro segundo adicional de 1972 até hoje já aconteceram 25 ajustes.

Leia mais em: Código Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário