Publicidade

Páginas

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Descobrir problemas de seguranaça da internet paga faculdade de brasileiro

Aos 22 anos, jovem de Goiânia já ganhou mais de 100 prêmios e está no segundo ano do curso de Engenharia da Computação.



Desde que virou um “caçador de bugs”, em 2011, o estudante universitário Mário Gomes de Souza já recebeu mais de 100 prêmios em dinheiro por descobrir falhas na Internet, o que ajudou o jovem de 22 anos a pagar seus estudos na faculdade.

Com apenas 22 anos, Mário atualmente está no quarto período do curso de Engenharia da Computação na PUC de Goiânia e consegue pagar as mensalidades da universidade graças a esse talento para encontrar vulnerabilidades de segurança. “Um único prêmio pode pagar dois meses da minha faculdade”, explica.

Para se ter uma ideia, o estudante já recebeu mais de 30 prêmios apenas por suas participações no programa global de recompensas para bugs da PayPal, chamado de Bug Bounty Program (ou Programa Caça Bugs). Os valores podem superar 20 mil reais, segundo a empresa, dependendo do tipo e do grau de complexidade da falha detectada.

Auto-didata desde que começou a mexer com computadores aos 12 anos, Mário revela que atualmente usa o tempo livre aos finais de semana para encontrar bugs na web e manter o lucrativo hobby que sustenta os estudos. “No início era um dinheiro relativamente fácil de ganhar. Até porque antes havia mais bugs e menos pesquisadores no mercado”, revela.

Além de estudar à noite e ser “caçador de bugs” aos fins de semana, o jovem ainda encontra tempo para trabalhar com a venda de firewall de segurança e planeja abrir uma empresa de consultoria quando terminar a faculdade, com duração prevista de cinco anos.

PayPal

Segundo a PayPal, profissionais de cerca de 50 países já participaram do seu programa de recompensa para bugs, criado há dois anos. Mário é apenas um dos dois brasileiros presentes nesta seleta lista.

Após o pesquisador enviar a possível vulnerabilidade para o PayPal, a empresa submete os dados à equipe interna de segurança, que irá então avaliar as informações. Caso seja atestada a veracidade, os engenheiros da companhia trabalham em uma solução para o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário