Publicidade

Páginas

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Como usar o Canvas para conhecer melhor o seu negócio

Reprodução/SebraecanvasSebrae Canvas
O Canvas do aplicativo do Sebrae

Como usar o Canvas para conhecer melhor o seu negócio ?

Respondido por Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo

Ter uma boa ideia de negócio é o primeiro passo para quem deseja empreender. Entretanto, ter uma boa ideia não significa que você tenha identificado uma oportunidade de negócio e que você tenha um modelo de negócios!

Modelo de negócios é como sua empresa cria, entrega e captura valor. Ou seja, como sua empresa resolve um problema para o cliente e como e quanto irá cobrar desse cliente. Para que isso aconteça, é indispensável que você saiba quem é o seu cliente, que problema você irá resolver, como irá resolver este problema e como pretende ganhar dinheiro.

Esse não é um processo simples. Existem diversas ferramentas e metodologias para auxiliar empreendedores, como o Canvas, metodologia apresentada no livro Business Model Canvas, de Alex Osterwalder e Yves Pigneur.

Embora seja utilizada por startups, a ferramenta é indicada para empresas em geral, uma vez que sua principal função é permitir que tanto empreendedores quanto estrategistas possam definir o modelo de negócios de sua empresa de uma forma muito simples e visual.

A metodologia baseia-se em um Canvas (tela, daí o nome) em que estão dispostos os nove principais elementos de um modelo de negócio: segmentos de clientes, proposição de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos-chave, atividades-chave, parcerias-chave e estrutura de custos.

Por ser muito visual e de fácil compreensão, o Canvas é uma ferramenta muito prática e possibilita refletir e identificar de forma simples os quatro aspectos fundamentais de um modelo de negócios em apenas uma página, uma tela: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.

Leia mais em: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário