Sol: cientistas destacaram principalmente o aumento de temperatura no século XXI
A temperatura média do planeta foi a mais alta em 135 anos, quando os registros climáticos começaram a ser feitos, segundo indicou relatório anual divulgado nesta sexta-feira pela Nasa e a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).
A temperatura da Terra subiu 0,69 graus centígrados em relação à média registrada durante todo o século XX, que é de 13,9 graus, conforme o estudo.
Os novos dados superam os recordes registrados em 2005 e 2010, quando a temperatura aumentou 0,04 graus.
De acordo com os cientistas, com esses dados, a temperatura média anual do planeta ficou pela 38ª vez consecutiva acima do registrado em 1977.
Desde 1880, quando começou o acompanhamento, os últimos 20 anos foram os mais quentes da história.
Os cientistas destacaram principalmente o aumento de temperatura no século XXI, pois nove dos dez anos mais quentes ocorreram no novo século.
Em 2014, o oceano se aqueceu como nunca. A temperatura média subiu 0,57 graus centígrados acima da média do século XX, superando os recordes de 1988 e 2003, quando foram registradas altas de 0,05 graus centígrados.
A temperatura da superfície da Terra também aumentou um grau em relação à média do século XX, transformando-se na quarta maior desde 135 anos.
Além disso, 2014 foi para a Islândia, Reino Unido, França, Suécia, Alemanha, Áustria e Suíça o ano mais quente desde que os registros climáticos estatais tiveram início.
Na Espanha, Dinamarca e Finlândia foi o segundo ano mais quente da história.
A média anual de neve que cobriu o hemisfério norte ao longo de 2014 foi de 64,5 milhões de quilômetros quadrados.
Leia mais em: EXAME
Nenhum comentário:
Postar um comentário