Irlanda passará a aceitar autorretrato como foto oficial de novo documento. Novos pedidos serão efetuados por meio de aplicativo a partir de julho deste ano
A partir de julho, a Irlanda passará aceitar pedidos de passaporte por um meio até então inédito. Em anúncio feito esta semana pelo Ministério das Relações Internacionais, o órgão responsável pela emissão do documento aceitará como foto 'oficial' uma selfie. O novo documento trata-se de um cartão magnético que poderá ser solicitado via aplicativo.
Por meio da própria ferramenta, cidadãos irlandeses maiores de 18 anos poderão efetuar o pedido e tirar a foto. Mas não pense que qualquer imagem será aceita pela instituição. Um software do app será responsável por 'avaliar' se o autorretrato está dentro dos padrões internacionais.
O documento terá validade de cinco anos e custará 35 euros, algo em torno de R$105. Porém há um detalhe. Os cartões pedidos a partir do aplicativo só serão enviados para aqueles que já possuem um passaporte. Segundo o Ministério do país, a proposta é que o novo documento atue também como um substituto para o oficial em visitas a países europeus que não solicitem vistos.
O cartão será aceito em todos os 28 países da União Europeia, mais Islândia, Noruega e Liechtenstein, participantes da Área Econômica Europeia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário